23 fevereiro, 2011

Molho Pesto - "A" experiência

Este post vai para Andreia Laurence, que não está mais grávida, mas não merece passar vontade e poderá fazer este molho pro Nicholas quando ele estiver maiorzinho. ;-)

Há tempos não fazia um experimento na cozinha e ontem não seria diferente...

Já tinha pensado no cardápio no dia anterior, comprei um molho vermelho pronto na rotisseria do Pão de Açúcar e ia mandar ver no macarrão-basicão + uns filés de lombo de porco que estavam em promoção...

No mesmo dia que comprei o molho vermelho pronto, comprei também um maço de manjericão fresquinho e foi isso que me fez mudar de idéia.

Quando peguei o manjericão fresco pra incrementar o molho vermelho pronto, aquele cheirinho... Fez liberar minhas idéias mais remotas... rsrsrsrs...

Por que não arriscar num molho pesto frequíssimo??

Peguei a base da receita no site do Mais Você (foi o 1º link que apareceu quando pesquisei "molho pesto" no google).

Aqui vai a receita 'original' e minhas impressões...

Ingredientes:
- 60g de folhas de manjericão fresco (opções: rúcula, agrião, salsinha ou coentro)
- 2 a 4 dentes de alho
- 40g de pinoli (opções : castanha de caju, nozes ou amendoim)
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- sal a gosto
- 2 pedras de gelo

Modo de preparo:
Num liquidificador, coloque as folhas de manjericão (ou rúcula ou agrião ou salsinha ou coentro), alho, pinoli (ou castanha de caju ou nozes ou amendoim), azeite, queijo parmesão ralado a gosto, sal a gosto e pedras de gelo. O gelo serve para manter a cor das folhas. Bata bem.

Impressões que ficaram...
1 - Como disse, coloquei a receita original no post, mas confesso que nunca vi molho pesto com rúcula, agrião, salsinha ou coentro - o meu foi com manjericão fresco mesmo... eu tenho uma balança de cozinha, que me salva em certas ocasiões, mas se você não tiver, e quiser ter uma idéia da quantidade, acho que deu um copo americano cheio de folhinhas.
2 - Eu preferi colocar o alho torrado (eu compro uma embalagem da marca Carrefour), coloquei 2 colheres de café
3 - Como foi uma decisão de última hora e eu não sou fina o suficiente para ter pinoli no meu armário para qualquer eventualidade, fui de castanha mesmo, não coloquei os 40g não, achei que era muita coisa, coloquei umas 10 castanhas, das grandes.
4 - Também não medi 1/2 xícara de azeite... Coloquei um pouco, bati, coloquei mais um pouco, bati de novo e assim fui fazendo, até ficar com uma aparência boa, nem melado demais, nem seco demais.
5 - Deixei pra colocar o sal por último, quando o molho já estava na panela esperando a massa... Dei uma aquecida, e acrescente sal
6 - Pedras de gelo.... Mistério... Eu coloquei, vai saber...
7 - Não use liquidificador! Se tiver um processador daqueles pequenos (também conhecidos como Mix - o meu é este - clique aqui), opte por ele, vai por mim. O copo do liquidificador é muito grande e as folhas de manjericão ficam grudando no copo e não batem. Depois de apanhar do liquidificador, fui pro processador, muito melhor e mais rápido. Bati por cerca de 3 minutos, até achar que tinha ficado bom... E o bom pra mim era uma consistência meio granulada, não queria uma pasta, entendem? Mas isso vai do gosto de cada um...

Feito o pesto, despejei tudo numa panela tipo wok, liguei pro fogo, coloquei sal, refoguei por 02 minutos e coloquei as gravatinhas (ou farfale, para as finas) que eu tinha acabado de cozinhar e misturei misturei misturei.

O melhor de tudo é que é muito rápido, fiz o pesto enquanto as gravatinhas cozinhavam, em torno de 10 minutos.

Pra acompanhar, filé de lombo de porco... Deixei-os marinando 01 dia antes numa mistureba com bastante limão, alho, cebola, sal e azeite.

O resultado, foi este:


crédito da foto: Marcos Silveira, meu cobaia favorito! ;-)

Um comentário:

Cantinho da Aracy disse...

Oi Sil
Amei a receita, mas quero mesmo é provar o prato...hehehehe
Te amo
Beijos